LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de maio de 2015

O Rei e a coroa de espinhos



"Então Jesus saiu para fora, usando a coroa de espinhos".  (João 19: 5). O rosto ferido,  inflamado e sangrando, e aquela coroa de espinhos sobre a Sua cabeça. Jesus estava só, sem amigos, abandonado, traído por todos. Aquela coroa simboliza o que o homem pecador pensa de Cristo. "Desprezaste a aliança com o teu servo, e profanaste a sua coroa, lançando- a por terra". (Salmos 89: 39). 
      Martinho Lutero escreveu: "Cristo foi contado entre os transgressores, crucificado como rebelde, morto por Seu próprio povo em suprema desgraça e como o mais abandonado dos homens". "Suprema desgraça"...
Fizeram dEle um rei do carnaval, e Lhe puseram a estampa do ridículo. Com veste ridícula, a cana como cetro e a coroa de espinhos, fizeram- nO parecer uma figura teatral. "Dize ao rei e à rainha: Humilhai- vos, e assentai- vos no chão, pois já caiu da vossa cabeça a coroa da vossa glória". (Jeremias 13: 18) 
    Ignominiosa coroa de espinhos tecida pelas mãos dos homens e colocada sobre o fronte do Salvador... Assim o homem avalia Cristo! Com desprezo, deboche, para muitos o evangelho não passa de um grande teatro. "Sabei primeiro que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde esta a promessa da sua vinda? Desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o principio da criação". (2 Pedro 3: 3- 4). 
    É a mesma multidão que anteriormente gritavam e saudavam o Salvador naqueles poucos memoráveis dias! "Hosana! Hosana!" Agora aquela multidão enfurecida faz um repetido coro: "Crucifica! Crucifica!" (o objeto "o" não ocorre no original). Um verdadeiro crescendo de vozes irritadas. Aquele povo desprezou o Seu verdadeiro Rei. Jeremias escreveu: "Caiu a coroa da nossa cabeça. Ai de nós, pois pecamos". (Lamentações 5: 16) 
        Aquelas pessoas não puderam suportar a luz do mundo; sentiam- se melhor nas trevas do engano e da hipocrisia. Krummacher escreveu: "Eles não aguentaram a largamente difusa luz do dia da verdade pura e sem verniz". O Santo de Israel os tinha exposto, os tinha desmascarado, os tinha condenado, e eles se voltaram contra Ele com maligno ódio e com um consumidor desejo de destruí- lO. 
        Mostre- me um crente amante e anunciador da verdade, E eu lhe mostrarei um rejeitado e perseguido por toda igreja morna. Se você desistir deste mundo ele rapidamente desistirá de você! Jesus advertiu: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrario dele vos escolhi, por isso o mundo, odeia” (João 15: 19). Aquelas pessoas não queriam dar glória nenhuma a Jesus, nenhuma honra, nada senão vergonha e desprezo. A coroa de espinhos agradou- os muitíssimo. Essa é a resposta do homem em pecado ao Cristo do Senhor. O que nos faz agoniar diante de Deus é que nada mudou. "Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: rompamos as sua ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas". (Salmos 2: 2, 3). 
        Seguir a Jesus não é tão fácil como muitos pregam hoje em dia. As pessoas dizem: "Eu quero ser como Jesus." Bem, eu tenho lá minhas duvidas! O que você acha de ser chutado para fora de sua família, porque você ama a Deus. O que você acha de um "amigo" trair e vender você por ganancia? Você quer ser tão fiel a Deus a ponto de um Tomé duvidar, achando que você não é o que diz ser? Você realmente quer ser como Jesus? Esta disposto a negar a si mesmo? A perder a sua vida? A tomar a sua cruz? A trocar o sucesso pelo sacrifício? "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia sua cruz, e siga-me". (Lucas 9: 23). 
      Há na coroa de espinhos  significação para o mundo perdido. Cristo veio para ser o Salvador do mundo, o que significou suportar a cruz, com todo o seu opróbrio e sofrimento. A coroa de espinhos foi colocada ali tanto pela mão de Deus como pela mão do homem. A cruz era de Deus, como também do homem. 
         Se havemos de receber a coroa da vida, Cristo deve receber, necessariamente, a coroa de espinhos. "E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa de glória". (1 Pedro 5: 4). 
       Ele não pode ser o nosso Salvador de nenhuma outra maneira. Somente com a coroa de Sua deidade, Cristo só poderia dizer ao ladrão moribundo: "Maldito sejas tu"; mas com a coroa de espinhos Ele pode dizer: Hoje estarás comigo no paraíso". Apenas com a coroa de Sua deidade, Ele só  podia dizer a uma Madalena ou a um publicano: "Aparta- te de mim"; mas com a coroa de espinhos Ele pode dizer: "Vai- te em paz, são- te perdoados os teus pecados". Apenas  com a coroa de Sua deidade ele falaria para nós: "apartai- vos de mim malditos para o fogo eterno"; mas com a coroa de espinhos Ele pode dizer: "Vinde benditos de Meu Pai". "Bem- aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam". (Tiago 1: 12). 
         É com a Sua humilhação, vergonha e tristeza que Ele pode nos coroar com a coroa da vida. É com o diadema de espinho que Ele desce tanto em Sua humilhação tristeza e dor que pode buscar e salvar pecadores. Somente pelo agudo espinho do Seu sofrimento  é que o venenoso espinho do nosso pecado é extraído. "Vinde então, e argui- me, diz o Senhor: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã". (Isaías 1: 18). Noutras palavras, sem a cruz Deus não pode perdoar o pecado. 
         Na coroa de espinhos há também significação para a Igreja, para o povo de Deus redimido. Ela nos lembra que Cristo é rei e que é vitorioso, mesmo quando parece derrotado. Por mais rebaixado que Cristo possa parecer aos homens, Ele continua sendo rei. Ele realiza uma obra real no Calvário e conquista para nós um perdão real. Ele ascende a um trono quando vai ser crucificado, o trono da graça.  Nessa aparente fraqueza Ele é o poderoso vencedor sobre satanás, sobre o pecado e sobre a morte; Ele é o dominador deste mundo. A cruz parece uma loucura não é? Sim, mas, para o mundo, para o povo de Deus redimido a cruz de Cristo é vitória, é salvação, é o poder de Deus. "É ele quem perdoa as tuas iniquidades, e sara todas as tuas  enfermidades, quem redime a tua vida da perdição, e te coroa de amor e de compaixão; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia". (Salmos 103: 3- 5). 
        Por trás dessa coroa de espinhos, usadas em nosso favor, vemos paciência invencível, invencível amor... Um amor que jamais poderemos entender, mas que, pela graça de Deus, podemos experimentar. Somente um amor indescritível, um amor inextinguível, um amor divino poderia usar aquela coroa de espinhos; e nessa realidade está a maravilha do amor e da coroa.  
       Enquanto escrevo essa mensagem, vem a minha memória que faz apenas trinta dias que meu pai faleceu, e que amanhã é o dia das mães. A vida nos proporciona momentos de tristezas e de alegrias. Foi exatamente que o Filho de Deus experimentou por nós, na sexta o coroaram com uma coroa de espinhos, mas no domingo Ele usava uma coroa de glória. É pela fé O contemplamos. Ele foi apresentado como uma figura grotesca, uma caricatura da realeza. Unicamente os olhos da fé podem ver a maravilha da graça de Deus em tal circunstancia. "Vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor do que os anjos, Jesus, coroado de glória e de honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte de todos". (Hebreus 2: 9). 
        Jesus ainda atrai os olhos de todas as gerações, dirigindo- os para aquele semblante desfigurado. E, vejam, quando O contemplamos, desaparece a vergonha, o opróbrio; retira- se dEle. Sua cintilante glória eliminou toda  partícula de desgraça, e cobriu a coroa de espinhos de centenas de pontos de flamejante brilho. A fronte que uma vez teve sobre a si a cruel coroa de espinhos, agora vê- se adornada com o diadema do universo, pois toda a autoridade ne céu e na terra foi dada a Cristo. "Vemos... coroado de glória e de honra aquele Jesus..." Hebreus 2: 9)"Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (João 1: 29). Se curvem ó moradores dos céus e da terra e... "Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai- vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória? Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória". (Salmos 24: 9, 10). Pastor Elias Fortes 
     
             
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário