LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O EVANGELHO FAST- FOOD

Fast-Food  é um termo em inglês que significa “comida rápida”. São considerados Fast-Food alimentos preparados num pequeno intervalo de tempo, que ficam pré-prontos no estoque do estabelecimento.
     Na maior parte das vezes, os alimentos de Fast-Food são desprovidos de nutrientes básicos para o bom funcionamento do corpo humano, e fartos em gorduras e açúcares. A atual sociedade, na qual as pessoas têm pouco tempo para realizar atividades pessoais, inclusive para comer, produz, a cada dia, mais consumidores deste tipo de alimento, e aumenta as taxas de obesidade e outros problemas alimentares, como até mesmo a desnutrição.
     Se no corpo físico o Fast- Food nos preocupa, como podemos avaliar o “O Evangelho Fast- Food”, e o perigo que ele representa para nossa vida espiritual? Este “evangelho da comida rápida” apresentado em muitas igrejas do Brasil através dos seus “sacerdotes” tem causado náuseas em Jesus. A Bíblia nos alerta: “Comerão, mas não se fartarão...” (Oseias 4: 8a), e tem deixado muitos crentes anêmicos.
     As Megas- igrejas (ou Mac- igrejas) foram criadas para satisfazer o gosto dos seus clientes. O cardápio principal? Falsas Doutrinas! Multidões famintas estão em busca desse prato insípido.“Comer sem sal o que é insípido, ou haverá sabor na clara do ovo?...” (Jó 6: 6). Cristãos que deixaram a verdadeira Palavra de Deus, assim como fez Israel quando enjoo do maná do céu. “... agora a nossa alma se seca; coisa alguma há senão este maná diante dos nossos olhos” (Números 11: 6).
    Aqui está um grupo do povo de Deus, cheio de boas obras e caridade, tendo um tipo de fé e de paciência, parecem saudáveis e bem nutridos. Mas o olhar de Jesus aparece no meio deles, fulgurante como chamas de fogo. Mesmo com tudo de bom e recomendável, existe algo muito perigoso acontecendo. Suas boas obras, caridade, serviço, fé e paciência estão obscurecidos pela sedução de uma falsa doutrina. Crentes encantados por um ensinamento falso, disfarçado em verdadeira Palavra, mas que na realidade é mal.
    Multidões em busca de um alimento rápido, porém fraco em nutrientes para o corpo espiritual. Almas que rejeitam a exposição da Palavra de Deus, negligenciando a voz do Mestre que diz: “... Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4: 4).
    Pregadores! Chegamos a essa perigosa situação sobre a qual Cristo avisou. Há multidões de pastores, mestres e evangelistas inteiramente sob o encanto sedutor da falsa doutrina. Estes mestres seduzidos, por sua vez estão produzindo “filhos da sedução”. Ensinam a prostituição e o consumo de alimento dos ídolos, isto é prostituição espiritual. É comer o alimento demoníaco de doutrinas que justificam o pecado. Paulo advertiu: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (1 Coríntios 10: 21).
    Quantos altares contaminados por esses alimentos de demônios. Multidões tem se alimentado desse alimento rápido, porém sem nutrientes, e riquíssimos em açucares (evangelho melado), e gordura (das ovelhas). Resultado? Milhares de almas desnutridas com indisposição espiritual para realizarem o exercício da alma (leitura da Palavra, jejum e oração). "Os que comiam iguarias delicadas desfalecem nas ruas, os que se criaram em carmesim abraçam o esterco" (Lamentações 4: 5).
     Quero dizer de maneira que não reste nenhuma dúvida, que é perigoso dar ouvidos a ensinos errôneos. A falsa doutrina pode condená-lo ao inferno mais rapidamente do que todas as paixões ou pecados da carne. Os falsos pregadores e mestres estão mandando mais gente para o inferno do que todos os traficantes de drogas, gigolôs e prostitutas juntos. Não acho que esta seja uma afirmativa exagerada - creio nisto. Multidões de cristãos cegos, mal conduzidos, estão cantando e louvando ao Senhor em igrejas escravizadas pela falsa doutrina. Milhares sentam-se para ouvir mestres que estão pregando a doutrina de demônios - e ainda saem dizendo: “Não é uma maravilha?”. Como servos do Senhor, que nós possamos dizer como o nosso irmão Jó: “Recuso- me a tocá- ló; tal comida me repugna” (Jó 6: 7).
     Cristo não considera esta questão de maneira superficial. Seus olhos estão penetrando a igreja, e Ele vem para advertir, expor e salvar o Seu povo e Seus servos desta terrível sedução. Seria bom que levássemos este assunto a sério. É sério saber que igreja se está frequentando. É sério saber a quem você está dando ouvidos. É sério saber o ensinamento que seu coração está recebendo. Pois, nesse exato momento há comida pré- pronta nos altares sendo servida pelos próprios demônios. “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espírito enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência” (1 Timóteo 4: 1- 2).
    O povo de Deus está se vendendo em liquidação a Satanás por todos os lados ao se entregar nas mãos de falsos mestres e traficantes de falsas doutrinas. Vender-se em liquidação à Satanás nos traz à mente a visão de viciados consumados, alcoólatras, prostitutas afligidas pela AIDS, e por ateus que odeiam a Deus. Não. Está acontecendo na igreja, em convenções e reuniões evangélicas e em grandes seminários de ensino. “Porque o louco fala loucamente, e o seu coração pratica a iniquidade, para usar de hipocrisia, e para proferir mentiras contra o Senhor, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de água” (Isaías 32: 6).
    A marca do “evangelho fast- food” é ser “levado para todos os lados” buscando alguma doutrina nova, diferente, estranha. A Bíblia adverte: “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas” (Hebreus 13:9). Não se deixe conduzir de lá para cá, de um lado para o outro. Não nos referimos aqui àquelas vezes em que o crente amadurecido vai à outra igreja, que não a sua, para ouvir um verdadeiro homem de Deus pregar a Cristo e o arrependimento. Referimo-nos aqui a correr de um lugar para outro, de seminário para convenção, de uma igreja para outra, de reunião de milagre para reunião de cura, não tendo raízes. Seus ouvidos estão sempre em comichão para ouvir algo novo, algo sensacional, algo que entretém algo agradável à carne.
    Crente anêmico, desnutrido, verdadeira erva humana, cavalgando ventos das falsas doutrinas. Este tipo de pessoa tem se levantado contra os verdadeiros pregadores do Evangelho, porque nos recusamos a coçar ouvidos que têm comichão. Eles desejam ser adulados, e não reprovados. Assim correm de volta aos seus mestres, os suavizadores, coçadores de ouvidos, os felizes adeptos do pensamento do seu mestre. Eles lembram os atenienses que “de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir a última novidade” (Atos 17: 21). O apostolo Paulo avisou a Timóteo “que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (2 Timóteo 4:3).
    A Doutrina de Cristo. A marca do crente maduro é a recusa em ser “levado ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4: 14). Recentemente quando foi questionar com um desses mestres das concessões, por que o altar esta sendo contaminado, foi obrigado a me retirar da igreja. Alguns achavam que: “Nós tínhamos pensamentos diferentes”. Só Pensamentos diferentes?  Nós temos doutrinas diferentes! Lembre-se! No "evangelho fast food" o lema é agradar o "cliente".
    Louvo a Deus, pois tem pregadores e crentes que não são manipulados por nenhum mestre. Não têm necessidade de correr de um lado para o outro porque estão crescendo em Cristo. Estão se banqueteando em pastos verdejantes. Circuncidaram os ouvidos, e avaliam cada mestre, cada doutrina, segundo o padrão de santidade de Cristo. Podem discernir todas as falsas doutrinas e repelem todos os ensinos estranhos, novos. Eles aprenderam Cristo. Servos que não se prendem à liturgia da igreja, canção de amores, ao dinheiro, aos amigos, às personalidades marcantes ou aos milagres, mas à fome pela Palavra pura.
    Pregadores! Só existem duas doutrinas. A doutrina de Cristo e a falsa-doutrina. Paulo nos alerta: “... a fim de ornarem, em todas as cousas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tito 2:10). Qual é a doutrina de Cristo? A graça de Deus ensina-nos que negando a impiedade e as paixões mundanas, devemos viver sóbria, reta e piedosamente, no presente mundo. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverencia” (Tito 2: 7). A doutrina de Cristo moldará você à imagem de Cristo. Ela trará à luz todo pecado oculto em seu coração.
     Será que o seu mestre o repreende com autoridade, falando e exortando-o a abandonar o pecado e a deitar por terra todos os ídolos como lhe é instruído na sã doutrina? “Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente” (Tito 2: 12). Você está aprendendo a odiar o pecado de forma veemente? Ou você ainda sai da igreja não convencido de culpa? Você consegue desapegar-se dos pecados de estimação? A mensagem do Pão da Vida é: “Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).
     No evangelho Fast- food o “mestre dos comichões” vive dizendo: “Não estou aqui para pregar contra o pecado; estou aqui para exaltar a Jesus. Nenhuma pregação condenatória sairá deste púlpito. Estou aqui para remover o medo e a depressão do meu povo”.
     Totalmente contraria a doutrina de Cristo. Que é uma doutrina de piedade e de santidade. “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas” (I Timóteo 6: 3- 4).
      Como saber se faço parte do “evangelho fast- food?”. Se houver algum pecado, paixão ou mundanismo em você, a última coisa de que preciso é uma doutrina que traga à tona o que você tem de pior. Quando Davi pecou com Bate-Seba, ele não precisava de um falso profeta com uma mensagem tranquilizadora para dizer-lhe quanto Deus o amava. Ele necessitava de um profeta imparcial, Natã, com um dedo apontado, clamando: "... Tu és esse homem... "(2 Samuel 12: 7).
     O profeta Ezequiel denuncia esses falsos profetas que se enriquecem trazendo uma mensagem que traz justificativa para o pecado. "Conjuração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, arrebatando a sua presa; eles devoram as almas, tomam tesouros e coisas preciosas, e multiplicam as suas viúvas no meio dela. Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza. Os seus profetas têm feito para eles reboco com argamassa fraca, tendo visões falsas, e predizendo-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Deus; sem que o Senhor tivesse falado" (Ezequiel 22:25-28).
     Como consequência, temos uma geração de jovens perdidos dentro desse “evangelho fast- food”. Não são capazes de identificar o mal do bem: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal, que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, que põem o amargo por doce, e o doce por amargo” (Isaías 5: 20).
   Falsos profetas os enganaram. Chamam de doce o amargo, de luz a escuridade. Esses falsos mestres defendem o “evangelho fast dood” com "unhas, dentes e bocas".
     Os que pregam a doutrina de Cristo mostram ao povo a diferença entre o mal e o bem. De seus lábios não sai nenhuma mistura. "A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro" (Ezequiel 44: 23).
    Mas no "evangelho fast- food" os Jovens não são capazes de distinguir o puro do impuro, pois os falsos profetas os enganaram. Chamam de puro quando roqueiros de cabelos tingidos de púrpura, vestidos de sadomasoquistas, com seus alargadores de orelhas, tatuagens, piercing, se requebram e giram sexualmente no púlpito, explodindo seu "rock and roll". Dizem-lhes que o sexo fora do casamento é bom desde que você esteja apaixonado e de fato respeite o parceiro. Quando na realidade são impuros.
   Pregadores e mestres da doutrina da prosperidade, têm se tornado os maiores defensores do “evangelho fast- food”, pois, ele é um negócio lucrativo: "Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam em falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém como Gomorra. Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que os alimentarei com absinto e lhes darei a beber água venenosa; porque dos profetas de Jerusalém se derramou a impiedade sobre toda a terra. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam, e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis, e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dize: Não virá mal sobre vós" (Jeremias 7:14-17).
     Há congregações inteiras a mercê de falsos mestres, que anunciam paz, prosperidade e livramento. Porém a Bíblia os adverte: "Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis, e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!" (Jeremias 7: 8- 10).
     “Comida rápida”, um evangelho raso, sem vida, sem nutrientes, gerando milhares de almas anêmicas que se- alimentam na mesa dos demônios, depois vem à casa do Senhor vangloriando- se:“Não estou condenado, volto em paz!”.
     Pregadores! Os que se opuserem contra o “evangelho fast- food” correm o risco de comer pão e água: “... Metei este homem no cárcere, e sustentai- o com pão e água, até eu volte em paz” (1 Reis 22: 27b), pois, no “evangelho fast- food” o cardápio do dia também inclui "cabeças de pregadores" da sã doutrina: “... Dá- me aqui num prato a cabeça de João Batista” (Mateus 14: 8b). Que O Senhor Jesus levante os pregadores comprometidos com a Palavra de Deus, e não com o povo e suas preferências. Pregadores que retém firme a sã doutrina, pois, somente ela é capaz de fechar a boca dos comem o bocado molhado da falsa doutrina: “Deve reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. Pois há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso tapar- lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância” (Tito 1: 8- 11).
Pastor Elias Fortes
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário