LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO


Há milhares de pessoas hoje, assentadas nos bancos das igrejas, que nunca ouviram a mensagem do novo nascimento, sendo assim privadas de ter uma transformação genuína de dentro para fora, infelizmente o que temos visto hoje são crentes “capas de Bíblia”.
      Somos bombardeados com mensagens de auto- ajuda, de sucesso financeiro, “sete passos para ser feliz”, como obter a saúde perfeita, em como exigir, determinar. Mas a realidade é que milhares de almas estão na mesma escuridão espiritual de Nicodemos. Ignoram a única coisa que realmente poderá resolver o problema do homem. O “Nascer de novo”. Ou seja: “transformação completa de dentro para fora”.
     Jesus disse que Deus pode transformar o homem de dentro para fora. Observe que foi um desafio... Um mandamento. Ele não disse: “Seria bom se vocês nascessem de novo”, ou “Seria bom para se vocês nascessem de novo”, mas o que Ele disse foi: “Não te maravilhes de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo” (João 3: 7).
      O mais surpreendente foi que Jesus falou para um homem devotado, um líder religioso. Nicodemos era um homem bom, de boa moral e totalmente religioso. Nicodemos jejuava duas vezes por semana; passava duas horas por dia no templo, em oração, e dava os dízimos de toda a sua renda. Era professor de teologia no seminário local. Com toda a certeza, Nicodemos seria aceito como pastor em muitas cátedras de hoje. Mas Jesus afirmou que toda a sua religiosidade e bondade não eram suficientes. Ele disse: “... Necessário vos é  nascer de novo”. Uma mudança de dentro para fora, totalmente diferente da mensagem dos escribas e fariseus daquela época, Jesus os advertiu: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Limpai- o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo” (Mateus 23: 25- 26).
      Nicodemos era um homem altamente preparado e com uma excelente posição profissional, mas ele viu em Jesus uma nova qualidade de vida, uma autoridade que ele não compreendia. “Porque ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas” (Mateus 7: 29).
      Quando Jesus lhe falou que a menos que nascesse de novo não poderia ver o reino de Deus, estava- lhe explicando que não precisava melhorar seus padrões morais nem aumentar seus títulos de doutorado, mas precisava receber uma nova qualidade de vida... A vida eterna... Que começa neste mundo e continua até o além.
      Nicodemos, um mestre em Israel não compreendia o fato de que Deus pode mudar o coração do homem. Como professor de teologia não conseguia entender esse novo nascimento, na qual Ezequiel profetizou: “Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar- vos- ei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36: 25- 26).
      Muitos intelectuais dizem: “Como um homem inteligente pode crer na Bíblia, com todos aqueles mitos e contradições?” (Querendo dizer com isso que o evangelho de Jesus Cristo é anti- intelectual.) Esta inferência é totalmente falsa. A compreensão exige o esforço da mente, mas quando a mente está afetada pelo pecado, ela é nebulosa e confusa. Nicodemos não compreendia esta simples verdade. “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4: 4). Mas como seria possível a mente de um homem religioso estar totalmente cega? A “cegueira espiritual” sobreveio- lhes por que esses religiosos viviam uma religião de “fachada”, sem nenhuma autoridade espiritual. Não é exatamente o que estamos presenciando em nossos dias? Barulho, gincana, show, artistas, animadores de auditório, preletores, teólogos, filósofos, ritual e, liturgia. Infelizmente temos tudo isso, mas sem o novo nascimento e nenhuma autoridade espiritual. É o cadavérico evangelho do “faça o que eu mando, mas, não faça o que eu faço”. “Portanto observai e fazei tudo o que vos disserem. Mas não procedais de conformidade com as suas obras, pois dizem e não fazem” (Mateus 23: 3).
      O novo nascimento é algo que somente Deus pode realizar no homem, quando este se dispõe a render- se a ele. O novo nascimento não é uma mera reforma; é uma transformação completa. Milhares de vidas fazem propósitos de se aperfeiçoarem, de se modificarem, mas quebram rapidamente esses propósitos pouco depois de os fazerem. Mas Jesus ensinou a Nicodemos que o novo nascimento transforma por completo o homem de dentro para fora. Da concupiscência para a santidade; das trevas para luz; da morte para ressurreição; de estranhos ao reino de Deus para o status de cidadão dele. “Desse modo ele nos tem dado grandíssima e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2 Pedro 1: 4).
      Assim como Nicodemos, milhares de vidas que lotam igrejas, não conseguem compreender esse “novo nascimento”. Deus em sua bondade, amor e compaixão revela- se ao homem através de algo tão simples como a fé de uma criança, em vez de fazê- ló pelo intelecto. De outra forma, não haveria esperança para as criancinhas, nem para os retardados ou pessoas com deficiências cerebrais. O mais maravilhoso desta verdade é que, tanto um cientista brilhante como o verdadeiro intelectual e o gênio, todos têm que vir a Cristo do mesmo modo. “e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18: 3).
     Recentemente alguém me falou: “Pastor! Eu estava em obras, agora estou sob nova direção”. Eu respondi para essa pessoa. “O problema muitas vezes de estar sob ‘nova direção’, é que na maioria das vezes apenas a propaganda é nova, mas, o interior é o serviço é mesmo”. Para que possamos falar com autoridade que estamos sob “nova direção” é preciso obedecer à ordem de Jesus: “... Necessário vos é nascer de novo”. “O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3: 8). Não estou falando de cair, pular e dançar no “espírito”, a realidade é que muitas dessas pessoas que gostam de uns shows pirotécnicos na igreja, jamais experimentaram o novo nascimento, não possuem um testemunho pessoal, apenas umas aparências de piedade, um gesso de religiosidade. 
    Nesse “evangelho da aparência” há uma supervalorização do exterior, mas a advertência de Jesus continua valendo para todos nós: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia” (Mateus 23: 27).
     Deus tem a prerrogativa de gerar em um sentido espiritual, o que, por sua vez, consiste da regeneração, santificação, do novo nascimento e da dignificação dos poderes do homem natural por meio da transmissão de uma nova vida e de um novo espírito em Cristo. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus, e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (1 João 5: 1).
      A mensagem do evangelho não precisa ser entendida pela pessoa que a busca, mas apenas recebida em fé simples. Não é a compreensão plena da mensagem do evangelho que me capacita a receber a bênção, mas simplesmente a crença nela e sua aceitação. Nicodemos principiou conhecendo a mensagem, mas depois creu e recebeu. Alguns anos mais tarde, Nicodemos nasceu de novo e se tornou um seguidor de Jesus: “Foi também Nicodemos, aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus, levando quase cem libras de uma mistura de mirra e aloés” (João 19: 39).
      A Bíblia ensina que a pessoa que nasce de novo tem uma vontade transformada, afeições diferentes, outros objetivos de vidas, uma nova disposição, um testemunho pessoal todos os dias, anda em novidade de vida, tem novos propósitos. Recebeu uma nova natureza e um coração novo. Tornando- se uma nova criatura. Você já nasceu de novo ou é apenas um religioso intelectual? Que nesse dia você possa ouvir a voz de Jesus ecoando em sua vida: “... Necessário vos é nascer de novo”. Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário