LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de maio de 2012

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES


“TENHO- VOS DITO ISSO, PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ; NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDES BOM ÂNIMO; EU VENCI O MUNDO”.(João 16: 33).
     Aflições, thlipsis; Strong 2347: Pressão, opressão, estresse, angústia, tribulação, adversidade, aflição, espremer, esmagar, apertar, sofrimento, Imagine colocar sua mão em uma pilha de coisas soltas e comprimi-m lós manualmente. Isso é thlipsis, colocar muita pressão no que está livre e liberto. Thlipsis é como pressionar espiritualmente a bancada. A palavra é usada para o esmagamento de uvas ou azeitonas em uma prensa
     Uma das maneiras mais rápidas de ser prensando e, perder muitos amigos é andar com Deus. Basta você tornar- se espiritualmente responsável... Abandonando os ídolos, afastando os olhos das coisas do mundo, voltando- se totalmente para Jesus e desejando mais dEle, para ser chamado de “fanático religioso”. E esta é a pior rejeição.
      Enquanto cristão morno, você não representava problema para ninguém, nem mesmo ao diabo, você era aceito, mas, agora tudo mudou, as brincadeiras perderam a graça, você esta mais faminto por Deus, agora você não quer brincar de cristão e de igreja. Caíram os deuses: dinheiro, fama, prazer, esportes... Tudo o que estava acima de Jesus em sua vida. Hoje priorizou a Palavra de Deus e deixou de visar bens materiais, com isso veio o discernimento. Agora ouve do púlpito palavras totalmente contrarias as Escrituras, e consegue ver muitos cristãos brincando de Igreja e de Bíblia.
      Hoje você é um cristão sóbrio, acordou, quebrantou- se e arrependeu-se  em espírito, e Deus o fez sentir- se responsável por sua Igreja, e o que esta recebendo em troca? Sua família e seus amigos acham que você esta louco, uma pessoa insuportável, só quer falar de Bíblia! Tudo é Deus. Você acha que Esta sozinho nessa caminhada meu irmão? Moisés experimentou a rejeição em sua época: “... veio- lhe a idéia de visitar seus irmãos... cuidava de que seus irmãos entenderiam que Deus queria salvar, por intermédio dele... porém, não compreenderam”. (Atos 7: 23, 25).
      Mostre- me um crente amante e anunciador da verdade, E eu lhe mostrarei um rejeitado e perseguido por toda igreja morna. Se você desistir deste mundo ele rapidamente desistirá de você! Jesus advertiu: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrario dele vos escolhi, por isso o mundo, odeia” (João 15: 19).
      Jesus, o maior pregador de todos os tempos, Ele jamais se portou como um animador de auditório, ou um comediante! Ele tinha muitos seguidores, até perceberem que a sua pregação era muito dura e exigente. A multidão amante de milagres, ao ouvir suas afirmações, abandonou- o, murmurando: “Compreendendo que seus discípulos murmuravam a respeito disto, Jesus lhe disse: Isto vos escandaliza?”. (João 6: 61).
       Lembro- me de um pregador, alguns anos atrás, transformou o púlpito em um picadeiro, ele agia como um verdadeiro palhaço, antes de entregar o microfone, finalizando sua “mensagem”, ele bradou: “Venham amanhã, vocês vão rir muito mais”. Não há aflição maior nos servos de Deus, do que ver nossos altares contaminados. Não é possível ser um palhaço e um pregador da verdade ao mesmo tempo, ou é um ou o outro! Porque? Por que a verdade expõe as coisas escondidas. Quando Jesus começou a espalhar sua luz sobre os pecados ocultos dos religiosos judeus, estes procuraram mata- lo. O Mestre acusou- os: “Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar- me, porque a minha palavra não esta em vós... Mas agora procurais matar- me, a mim que vos falo a verdade... Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso não me dais ouvidos, porque não sois de Deus” (João 8: 37, 40, 47).
     Multidões de cristãos não amam a verdade, o motivo: “Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz, e não vem para luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”. (João 3: 20). Esses amantes da transgressão, porém, estão enganados. Como os judeus do tempo de Jesus, acreditam enxergarem claramente. Crêem que são filhos de Deus, porém rejeitam energicamente toda palavra que exponha seus pecados secretos.  Não tomam a Palavra de Deu por pérola preciosa, preferem levar o mundo para dentro da igreja.
     No mundo tereis aflições? Sabe por que você será afligido e rejeitado? Por causa da verdade! Eles o veem como uma ameaça à sua falsa concepção da verdade. Sua vida à parte do mundo é uma advertência à acomodação deles. Mas se você acha que esta sozinho nesta jornada você esta enganado! Paulo experimentou a rejeição inúmeras vezes: “... Todos os da Ásia me abandonaram...” (2 Timóteo 1: 15). Em contrapartida, um novo mestre tornava- se popular, com sua mensagem fazia muitos adeptos. Queixou- se Paulo: “Alexandre, o latoeiro, causou- me muitos males; 0 Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras”. (2 Timóteo 4: 14). Alexandre e Himeneu ensinavam um evangelho falso, que provia as necessidades da carne. Suas doutrinas negavam qualquer sofrimento ou privação, não é esse o “evangelho” que esta fazendo o maior sucesso nos dias de hoje? O nome Alexandre significa “aquele que defende homens”. Himeneu recebeu o nome do deus do casamento e representa o "evangelho de amor, bênçãos, alegria, comemoração e agrado ao homem" tudo isso sem santidade. Paulo entregou esses homens a Satanás: “A fim de não blasfemarem” (1 Timóteo 1: 20), não para destruição de seus corpos, mas de suas doutrinas carnais.
    Paulo acusou- os de arruinarem a fé verdadeira por desculparem o pecado. Eles mesmos não tinham as mentes puras, e o resultado foi uma doutrina que servia apenas para agradar ao homem. Alexandre e himeneu rejeitaram Paulo por causa da prisão. Mas, Paulo atendeu prontamente o chamado de Jesus! “E eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome”. (Atos 9: 16).
     Quantos cristãos verdadeiros neste momento estão enfrentando prisões? Muitos lutam contra uma enfermidade, e estão sendo acusados pela  congregação de falta de fé, outros estão lutando contra uma crise financeira, uma terrível escassez, e estão sendo acusados de fracassados. Alexandre e Himeneu viam as correntes como resultado da falta de fé e acreditavam que era o diabo quem o mantinham prisioneiro. Certamente pensavam: Se Paulo é tão santo, e prega Deus como Todo- Poderoso, por que sofre? Para quem não acreditava no sofrimento de cristãos, a permanência de Paulo na prisão era embaraçosa.
     O evangelho dos alexandres e Hemeneus, esta a todo o vapor neste mundo tenebroso, eles gostam de agradar os homens e não a Deus. Lembre- se! Muitos cristãos desse "evangelho indolor" terão vergonha de você quando tiver de suportar tais provas. Acreditarão serem suas provações resultado de uma fé insuficiente ou de não ter recebido a mesma “revelação” que eles sobre doença e sofrimento.
      Ian Mac Pherson escreveu: “A taça mais amarga com Cristo é melhor que a mais doce sem Ele”. Talvez você não tenha entendido o porquê de tão intensas provações. E a vida pode ter sido difícil, por pouco não fazendo desistir. Porém, em determinado momento, veio o Espírito Santo trazer- lhe paz ao coração.
      O consolador conhece nossas aflições mais profundas. É Ele quem nos anima e fortalece. E há propósito eterno em sua obra: "Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Pois como as aflições de Cristo transborda para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo". (2 Corintios 1: 4- 5). Paulo esclarece que é permitido a algumas pessoas suportarem mais aflições, não só para seu próprio aprendizado, mas para beneficio de outros: "Mas, se somos atribulados é para vosso conforto e salvação..." (2 Corintios 1: 6). Ter sofrido muito é como conhecer muitas línguas: isso dá ao sofredor acesso a muito mais pessoas. Victor Hugo escreveu: "O sofrimento é um fruto: Deus não permite que cresça em ramos frágeis demais para suportá- lo".
      Somente quando passamos pela escola da aflição de Deus, somos aptos para oferecer- lhes conforto e esperança. Deus treina pessoas para compaixão. Mas quem de nós dirá a essas pessoas: "Isto é para consolo, benção e salvação de outros que irão sofrer a mesma coisa? Quase ninguém! Embora seja difícil de aceitar, quando em provação, a Palavra de Deus confirma: “... Tribulação produz perseverança" (Romanos 5: 3). Infelizmente, om que temos presenciado na maioria das vezes é um "evangelho" com ingredientes para agradar o homem, são poucos os que entendem estas palavras  e permite Deus coloca- las na fornalha da aflição, pois aderiram um “evangelho barato”: "Vê, eu te purifiquei, mas não como a prata; provei- te na fornalha da aflição". (Isaias 48: 10).
     Deus vê a grande aflição pairando sobre a igreja: inacreditáveis sofrimentos e perseguições. E não deixará o seu povo sem testemunhas verdadeiras e provadas nestes dias. Você entrou na escola da aflição? Saiba que a lição que o Espírito Santo esta lhe ensinando é a matéria da compaixão! Deus tem um ministério de consolação para você. Essas lições que estão sendo ensinadas visam dar esperança e consolo a outros que passam pelo fogo.
      O corpo de Cristo precisa de pessoas que tenham sido afetadas ou destruídas pelo sofrimento, que não estejam abatidas, deprimidas ou cheias de interrogações; mas, que, ao invés disso, sejam firmemente apegadas em todo amor de Deus, sendo- lhes provado a fidelidade em todas as coisas. Devem ser pacientes, perseverantes, fortes na fé, e, para os fracos, uma fonte de consolação. É fácil para quem nunca sofreu distribuir palavras de conselho. Mas, por não terem passado pelo fogo e morrido para as próprias sabedorias e doutrinas, suas palavras são mortas, não possuem o verdadeiro conforto. 
     Que possamos combater esse "evangelho dos Alexandres e Hermeneus" de nossos dias, e colocar em pratica os conselhos do Apostolo Paulo: "Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo das aflições do evangelho segundo o poder de Deus".  (2 Timóteo 1: 8). C.S. Lewis escreveu:  "Todos os horrores seguem o mesmo curso, ficando cada vez piores e forçando você a entrar numa espécie de funil até que juntamente no momento em que julgou que seria esmagado, veja só! Saiu da passagem estreita e tudo repentinamente se resolveu. A extração dói cada vez mais e então o dente é removido. O sonho se tornou um pesadelo e dai você acordou. Você morre e morre e então está além da morte".  Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário