LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ESCOLA DA VIDA OU DA BÍBLIA?

Às vezes, basta uma pequena tempestade. Não há trovoadas, nem chuvas torrenciais, nem furacões, bastam apenas umas nuvens escuras, um vento mais forte. E as paredes desabam. Podemos aprender com a vida, ou com a Bíblia, a escolha é nossa. A vida como professora, nos da a lição mais dolorosa, pois primeiro ela da à prova e depois a lição. A Bíblia nos da à lição e somente depois, enfrentamos a prova. Falando em prova! Nós Vivemos em dia de extrema violência, basta uma rápida olhadinha nos jornais, para comprovarmos este fato.

O Rio de Janeiro esta sitiado, por traficantes enfrentando a policia, e criando caos para a população, A Coréia do Norte atacando a Coréia do Sul, atentados com bombas no Iraque, tensão na faixa de Gaza e as drogas estão se alastrando em nossas cidades. Olhando para a Bíblia, um crente pode perguntar: “Como é que os crentes do passado enfrentavam essas coisas? Quero enfrentá- las do mesmo jeito. Quero tirar lições dos erros e das vitórias deles, bem como da fé deles”. “Lembrai- vos dos vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai- lhes a fé.” (Hebreus 13: 7).
     Temos muitos exemplos de homens e mulheres que enfrentaram grandes provas na Bíblia, mas, gostaria de falar sobre um aluno! Davi. Um homem segundo o coração de Deus. Ele nos deixa grandes lições, Davi via tudo por uma perspectiva histórica, e possuía uma visão mundial, embora não tivesse televisão, internet, jornais, mapas modernos, jatos e revista, ele declara:
“Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam cousas vãs? Os reis da terra se levantaram, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri- se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar, e no seu furor os confundirá: Eu, porém constitui o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor. Ele me disse: Tu és meu filho, eu hoje te gerei. Pede- me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por sua possessão. Com vara de ferro as regerás, e as despedaçarás como um vaso de oleiro.” (Salmos 2: 1- 9).
      No ultimo verso, sabemos que Davi se refere em parte a Jesus Cristo, o Messias. Embora não tivesse a tecnologia que possuímos hoje, ele pode fazer uma avaliação dos povos segundo o relacionamento deles com Deus. Ele nos ensina: “Porque as nações se acham tão tumultuadas? Por que realizam conferência contra Deus e contra o seu Ungido? A nações podem até tramar suas estratégias, imitir ultimatos com relação a Jesus Cristo e seu evangelho, presidentes podem assinar leis que proíbam o evangelho, mas Deus simplesmente se rirá delas”, em resposta Deus fala: “Aqueles ínfimos seres finitos lá em baixo pensam que vão me destruir. Pensam que vão acabar com o Rei. Devem estar brincando; mas não estão. E como não estão, vou pisar neles, vou destroça- los como destroça um vaso de cerâmica atirado contra uma pedra”.
       Hoje em dia as nações continuam revoltadas contra Deus. Estamos sempre lendo noticias de guerra e revoluções no mundo. Mas o cristão que possui uma visão ampla e histórica, uma visão mundial não entra em desespero como os ímpios. Ele sabe o que está por trás de tudo isso. E tem consciência de que Deus também sabe e pode falar como Davi:
“Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai- vos advertir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor, e alegrai- vos nele com tremor. Beijai o Filho para que não se irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem- aventurado todos os que nele se refugiam.” (Salmos 2: 10- 12).
       Davi, sabendo como Deus enxergava as nações em guerra, possuía um grande amor por aqueles que não conheciam seu Senhor. E queria que todos viessem a adorar a Deus também. Como cristãos, devemos ter uma visão mundial. Muitas pessoas têm pequenos problemas em suas igrejas, e milhares estão desanimadas, mas se tiverem uma visão histórica e bíblica não cairão em desespero, saberão que Deus esta no controle e nada pode parar o avanço da Igreja de Cristo na terra.
“Lembrar- se- ao do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações. Todos os opulentos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida. A posteridade o servirá; falar- se- á do Senhor à geração vindoura. Hão de vir anunciar que foi ele quem o fez.” (Salmos 22: 27- 31).
       Esta é uma importante fórmula de maturidade, nesta lição deixada por Davi; “nos confins da terra”. Nós aprendemos que, Integrar- se seriamente no serviço de Deus pedem a Ele que lhes dê uma visão global, uma perspectiva bíblica, histórica. Aprendemos que ao invés de perder o sono, por presenciarmos nação contra nação e traficantes dominando os morros e as cidades, guerras e mortes e com muitos por que: um deles é: “Quem irá assumir o poder agora?”. Ao invés disso pergunto a mim mesmo: “O que será que Deus está querendo fazer naquele país? Como será que isso afetará o trabalho missionário nessa região?”. E embora possa até nunca vir a conhecer nenhum cidadão desse país, sei que posso orar pela nação. Afinal! Não foram essa as instruções deixadas por Jesus?
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra.” (Atos 1: 8).
      Aquele que quer realmente procurar conhecer a operação de Deus em todo o mundo, não deve contentar- se em levar uma vidinha tranqüila, buscando satisfazer seus anseios pessoais e seus desejos. Terá que ter uma visão mais ampla e um verdadeiro amor pelos perdidos. Davi agiu assim, e isso foi há milhares de anos. “É pastor, eu não sou Davi!”. Você anda com Deus? Você faz grandes orações e tem grandes sonhos? Qualquer um de nós, se estiver andando com Deus como Davi andou, pode ser usado por Ele para abalar grandes nações e ganhá- La para Cristo. Ninguém precisa ser um “super” em alguma coisa. Deus realiza coisas maravilhosas que não conseguimos entender.
      Davi queria ser usado por Deus para conduzir seu povo ao Senhor. E onde foi que Deus o encontrou? Num pasto. Onde Deus te encontrou? Você tem o desejo de que as pessoas conheçam a Cristo? O que preciso ter para Deus me usar? Vejamos a lição deixada por Davi:
“Purifica- me, Senhor; perdoa- me; dá- me um espírito voluntario. Então ensinarei o teu caminho aos transgressores, e os pecadores se converterão a ti.” (Salmos 51: 12- 13).
      Deus pode usar qualquer pessoa que tenha um coração assim. Mesmo que você não tenha tido oportunidade de estudar como gostaria ... E isso seria muito bom... Deus pode usá- lo. Eu mesmo não estudei tudo que eu gostaria ter estudado, mas Deus tem achado por bem usar- me em sua obra. Creio que ele me usa porque eu desejo de todo o coração ser usado por Ele. E ele pode agir da mesma forma com você. Deus pode realizar coisas grandiosas por intermédio de qualquer pessoa que se colocar nas mãos dEle. Seja homem ou mulher, jovem ou idoso. Você já foi matriculado na escola do Espírito Santo? Como diz um pastor muito amado! A primeira lição da Biblia é: O- B- E- D- E- C- E- R.
Pastor: Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário