LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de novembro de 2013

ATÉ OS CONFINS DA TERRA

A maturidade espiritual esta naqueles que desejam integrar- se seriamente no serviço de Deus e pede a ele que lhes dê uma visão global, uma perspectiva bíblica, histórica. Isaías profetizou: “O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” (Isaías 52: 10).
     Quando leio nos jornais ou assisto os noticiários, não fico parado nos detalhes políticos, mas tento enxergar a mão de Deus nos eventos que movimentam as nações. Ao saber que houve uma revolução em alguns países, como por exemplo, a primavera árabe. Procuro não olhar o fato com a atitude mais comum: “Ah, mais um maluco desejando o poder, promovendo a anarquia”. Não; em vez de pensar assim, pergunto a mim mesmo: “O que será que Deus está querendo naquele país? Como será que isso afetará o trabalho missionário nessa região?”. Embora possa até nunca vir a conhecer nenhum cidadão desse país, sei que posso orar pela nação. É exatamente esta atitude que o Senhor espera de nós: “Pois assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para a luz dos gentios a fim de que sejas para salvação até os confins da terra” (Atos 13: 47).
     Aquele que quer realmente procurar conhecer a operação de Deus em todo o mundo, não deve contentar- se em levar uma vidinha tranquila, buscando satisfazer seus anseios pessoais e seus desejos.  Terá que ter uma visão mais ampla e um amor verdadeiro pelos perdidos, não estou falando em fazer uma “romaria de crentes” para terra santa, em um cruzeiro luxuoso e desfrutar de comida típica e tirar fotos do tumulo de Jesus. Não; e sim em conhecer o trabalhar de Deus.
     Eu e minha esposa estamos nos preparando para levar a Palavra de Deus Para a África, não estou falando em fazer um safári no lombo de um elefante, e sim o amor por aquele povo, enquanto aguardo esta oportunidade, tenho pregado a Palavra de Deus, para a minha família, meus vizinhos, no meu bairro e em minha cidade, minha esposa tem dado aulas bíblica para crianças, pois existem milhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo. Você tem que ir lá e falar a elas. “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo” (Romanos 10: 17- 17).
     Alguém falou: “A prova que Deus usará para julgar o seu povo, será a internet, pois não é por falta de tempo que a palavra de Deus não esta sendo anunciada”. “Como, pois, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10: 14).
     No tempo do rei Davi, não havia televisão, internet, nem transporte aéreo supersônico, nem mapeamento feito por satélites. E mesmo assim, Davi possuía uma visão do mundo. Por quê? Porque ele estivera na presença de Deus. Fora instruído pelo próprio Deus. Embora não possuísse nem uma fração dos textos bíblicos que temos hoje, ele tinha o suficiente para receber instrução de Deus. E viu que um dia todas as famílias das nações do mundo iriam adorar a Deus. Leia atentamente estas palavras: “Lembrar- se- ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações. Todos os opulentos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida. A posteridade o servirá; falar- se- a do Senhor à geração vindoura. Hão de vir anunciar a justiça dele; ao povo que há de nascer, contarão que foi ele quem o fez” (Salmos 22: 27- 31 ênfase minha ).
    Amado. Embora Davi visse tudo por uma perspectiva realista, sabendo como Deus enxergava as nações em guerra, possuía também um grande amor por aqueles que não conheciam seu Senhor. E queria que todos viessem a adorar a Deus também.
    Sim. Hoje, muitas nações estão revoltadas contra Deus. Estamos sempre lendo e assistindo noticias de guerra e revoluções no mundo comunista, no mundo árabe e no mundo ocidental, aqui no Brasil há guerras urbanas, protestos violentos e anarquia. Vemos forças militares que parecem estar- se organizando para a terceira guerra mundial, Mas o cristão que possui uma visão ampla e histórica, uma visão mundial não entra em pânico com os não- cristãos.
    O verdadeiro cristão sabe o que está por trás de tudo isso. Ele sabe que o mundo jaz no maligno, que o príncipe deste mundo esta agindo nesta sociedade decaída, mas, também sabe que Deus é quem têm o controle das nações. “Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam cousas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri- se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar, e no seu furor os confundirá: Eu, porém constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor; Ele me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede- me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás, e a despedaçaras como um vaso de oleiro” (Salmos 2: 1- 9).
    Glória a Deus. Louvado seja o nome de Jesus, pois sabemos que os últimos versos, se referem em parte a Jesus Cristo, o Messias. Fico maravilhado com a Palavra de Deus pelo fato de saber que Davi não tinha o conhecimento imediato dos eventos mundiais, como nós temos hoje, mas ele possuía uma visão mundial e uma perspectiva histórica e pode fazer uma avaliação dos povos segundo o relacionamento deles com Deus. Então ele pergunta: “por que as nações se acham tão tumultuadas? Por que realizam conferencias contra Deus e contra o seu Ungido? O que elas querem com isso?”.
     Não é exatamente isso que está acontecendo nos dias atuais? Filmes fazendo apologia a satanás, espiritismo e satanismo? Países aprovando o casamento gay? Países promovendo novelas e filmes a “pregar” a reencarnação, adultério, divórcio e o sexo fora do casamento? Governos investindo em armamentos pesados e financiando o trafico de drogas?
     É! Hoje em dia as nações continuam revoltadas contra Deus. As nações podem até tramar suas estratégias, emitir seus ultimatos com relação a Jesus Cristo e seu evangelho, mas Deus simplesmente se rira delas. Ele zombará delas. Em essência Davi esta dizendo: “Aqueles ínfimos seres finitos lá embaixo pensam que vão me destruir. Pensam que vão acabar com o Rei. Devem estar brincando; mas não estão. E como não estão, vou pisar neles todos... Vou destroçá- los como destroça um vaso de cerâmica atirado contra uma pedra”. “Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade, da descendência de malignos, dos filhos corruptores! Deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás” (Isaías 1: 4).
    As pessoas que tem a percepção correta das coisas não entram em pânico quando ouvem dizer que explodiram bombas no Iraque, ou que tropas do governo Sírio esta massacrando a população, ou que protestos violentos e guerra urbana explodiram no Brasil. Lendo a Bíblia, ela compreende que muitas das coisas que estão acontecendo hoje já aconteceram antes.
    A coisa mais importante para nós agora é aprender a enxergar corretamente tanto as crises mundiais como as pessoais, e mais, aprender a enfrenta- las. Infelizmente com o “evangelho da paz, amor e heresias” pregado em muitas igrejas, ensinando a barganhar com Deus, promovendo shows, espetáculos, resultando em milhares de crentes perplexos com o bramido do mar, com os tremores de terra, preocupados apenas com suas riquezas terrenas, deixando de anunciar que Jesus esta voltando para buscar o seu povo de todas as nações.
   Como os cristãos do passado enfrentavam essas coisas? Amado. Eu quero enfrentá- las do mesmo jeito. Quero tirar lições dos erros e das vitórias deles, bem como da fé deles. “Lembrai- vos dos vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai- lhes a fé” (Hebreus 13: 7).
   Essa mensagem foi preparada para aqueles que têm o amor por missões, que sentem arder o coração quando falam nos perdidos.
   Em Lucas 16: 10 nos revela algo muito precioso: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito”. Então, meu irmão. Comece a “brilhar” no lugar onde se encontra. Testemunhe a todas as pessoas que puder, na sua “Jerusalém”. Dedique- se de todo coração ao serviço que Deus colocou em suas mãos, por mais secular e mais corriqueiro que pareça. Mas faça orações grandiosas, e cultive grandes sonhos diante de seu Pai Celestial.
     Isso não quer dizer que temos de ser perfeitos para que o Senhor nos Use. Pergunte à minha esposa se sou perfeito... Ela lhe dirá. Mas esse texto ensina que, se alguém for fiel dentro do conhecimento que possui, se for obediente às orientações que Deus lhe apresentar a cada dia, ele abrirá outra porta de oportunidade, e depois outra. E depois mais outra. As únicas limitações que nosso serviço no reino de Deus pode encontrar são as que nós mesmos criamos, ou por infidelidade, ou por falta de santidade, ou por desobediência. Mas não sendo por isso, qualquer um de nós pode ser usado por Deus de maneira poderosa.
     Salmos 51, Davi escreveu: “Purifica- me, Senhor; perdoa- me; dá- me um espírito voluntario. Então ensinarei o teu caminho aos transgressores, e os pecadores se converterão a ti”. Deus pode usar qualquer pessoa que tenha um coração assim. Mesmo que você não tenha tido oportunidade de estudar como gostaria de ter tido... E isso teria sido muito bom. Eu mesmo não estudei o que gostaria de ter estudado, mas pela sua infinita misericórdia aprouve usar- me para sua glória. Deus pode usá- ló como usou a Pedro e a Paulo. “Humilhai- vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” (1 Pedro 5: 6). “Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino” (2 Timóteo 4: 2).
    “A posteridade o servirá; falar- se- a do Senhor à geração vindoura. Hão de vir anunciar a justiça dele; ao povo que há de nascer, contarão que foi ele quem o fez” (Salmos 22: 30- 31).
    Davi tinha um sonho, o sonho de que um dia a terra se encheria da glória de Deus como as água cobrem o mar, começando por Jerusalém até os confins do mundo. Pastor Elias Fortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário