LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de junho de 2012

A ORDEM É "...IDE!".


     Muitas igrejas são bastante ativas; mas ativas a fazer o quê? Pregadores se ofendendo e medindo força “espiritual” e intelectual? Multidões em busca de revelações humanas? O Evangelho é eterno, mas não temos a eternidade para prega- ló. Só temos a nossa vida para ganhar os que vivem enquanto vivemos. Você já foi tocado pelas palavras de Jesus, sobre a importância evangelismo? “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando- os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando- os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28: 19- 20).
     Note- se que diz “fazei discípulos”, e não ser admirados como super estrelas gospel, e também não diz para fazer eleitores para projetos políticos. E muito menos criar um palco para atrair multidões e depois fazer uma feira ambulante com artigos gospel, onde se vende de tudo, menos fazer discípulos para o Mestre.
     Note- se também que diz “até à consumação dos séculos”, ou seja, hoje, amanhã e sempre. Isso significa que Jesus aparecesse e nos falasse hoje, diria a mesma coisa. Ele nunca mudou. Talvez você se pergunte: “Mas eu vou atrás dessas multidões e desses super astros e estrelas gospel, por que eu quero ouvir Jesus falar!”. Você quer saber o que o Senhor esta dizendo à Igreja? Naturalmente Ele tem muitas coisas para nos dizer, tal como o fez nas “cartas de Jesus” para as igrejas no Livro do Apocalipse.
     Jesus já nos ordenou, Ele só tem uma coisa a nos dizer: “Avancem!”. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas”. A grande qualidade de Jesus é que Ele veio quando o Pai O enviou. E a grande qualidade a nosso respeito devia ser irmos quando Jesus nos envia: “Como o Pai me enviou assim eu vos envio a vós”. (João 20: 21). Como crentes em Cristo Jesus, deveríamos planejar sobre este “Ide”, e não negligenciar esta ordem. A evangelização deveria ser uma atitude que permeia todas as atividades do cristão. Creio que seremos julgados por Jesus por desperdiçarmos nosso tempo, dinheiro e oportunidades em nossas frequentes operações de lazer. 
    Quando a Bíblia proclama: “... é a última hora...” (1 João 2: 18), é realmente a ultima hora. Para a mensagem do Evangelho é sempre a ultima hora, mas muitos relaxam pensando: “Há ainda quatro meses para ceifa”. Deveríamos viver como o apostolo Paulo, ele viveu como se o fim de tudo estivesse às portas, como se a cortina estivesse na iminência de correr: “Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia. O que resta é que os que são casados sejam como se não o fossem; os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se nada possuíssem; os que usam deste mundo, como se dele não abusassem. Pois a aparência deste mundo passa” (1 Coríntios 7: 29- 31 grifo meu).
     Amigo! Quando João escreveu esse versículo, fitava o relógio de Deus, não o nosso. Os seus ponteiros não ficam parados e muito menos se atrasam. Quanto tempo durará a última hora de Deus, medida pelos métodos terrenos de registrar o tempo? A única coisa que sabemos é que não sabemos quanto falta para o seu fim. “Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai" (Mateus 24: 36).                                                         Certamente se as pessoas pensassem que restavam apenas sessenta minutos, não gastariam o seu tempo em trivialidades, muitos desperdiçam o seu tempo nesta ferramenta chamada internet. Após o arrebatamento, o que será que irão escrever? O que vai ser realmente importante para elas? Perderiam seu tempo na coluna financeira para ver como vai as suas ações? Perderiam seu tempo respondendo provocações? 
     Muitos irão descobrir que venerar o intelecto é venerar um deus muito pequeno! A maioria das pessoas vive como se esta vida fosse um arranjo permanente. A mensagem das Escrituras, porém nos diz: “Ensina- nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Salmos 90: 12). Estamos contando os nossos dias com sabedoria? Estamos muito mais perto do fim a cada dia que passa. Paulo sabia contar os seus dias, e escreveu: “Conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós que quando aceitamos a fé” (Romanos 13: 11).
      Em que hora nós estamos no relógio espiritual? Você é do tipo que gosta de falar ver “mistérios” tudo para você é mistério? Corre atrás de revelações e profecias? Por que esperar por outra carta quando ainda não abriu sequer à primeira? Ouça com bastante atenção! Jesus não tem mais nenhuma palavra para nós até as suas ordens serem executadas “Portanto, ide...” (Mateus 28: 19a). Talvez você não goste do teor desta palavra, mas, prefiro pessoas ofendidas comigo no céu, do que sorridentes no inferno!
      Muitos estão à espera que Deus lhes fale, mas só se Ele disser o que eles querem que Ele diga. Esperam e esperam que Deus lhe dê uma nova direção. O resultado disso? Nova unção! Pessoas de quatro imitando animais, pessoas estatelas nas igrejas dizendo ser “cheio de poder”, Igrejas transformadas em mega empresas com direito de vender canal fechado na hora do “culto”, fã clube gospel, multidões enlouquecidas pelos seus astros gospel, com o seu grito de guerra: “Fulano!... Viemos aqui só para te ver”. O que dizer da famigerada teologia da prosperidade? Há! Tome muito cuidado! Se você criticar esta teologia maldita, corre o risco de ser chamado de idiota pelo famoso telepregador. Prefiro ser um idiota no céu com Cristo, do que um mercenário bem sucedido no inferno com o diabo e seus demônios.
      Que mensagem Deus tem hoje pregador? Ele tem uma nova direção para nós? Jesus tem uma grande revelação? Lamento desapontar a muitos, mas, a Palavra de Deus que tenho é que Ele quer a velha direção... Uma Igreja que testemunhe, com evangelismo nas e através das igrejas: “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que desde o principio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes”. (1 João 2: 7). Em outras palavras poderíamos traduzir assim: “enquanto este mandamento maior não for cumprido, tudo o resto é relevante”.
      O que estamos fazendo com o sangue daqueles homens que deram as suas vidas em prol do Evangelho? Brincando de ficar prósperos e embriagados com novas revelações e todo tipo de orgia espiritual? Que Deus nos ajude! Da minha parte creio que devemos ter uma atitude humilde e na verdade orar para que o manto dos primitivos homens e mulheres de Deus repouse sobre nós. Levaram a cabo a Grande Comissão e tornaram- se os luminares mais brilhantes de Deus. “Não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o principio tiveste” (1 João 2: 7). Concordo plenamente com Boyer quando falou: “É impossível ser cristão sem ser uma testemunha de Cristo.” Jesus não continuou a emitir nova legislação, como os governos dos nossos dias. O que Ele disse uma vez, disse- o de vez: de uma vez por todas. As Suas Palavras são ainda a Sua vontade.
      A força motivadora das missões da primeira igreja não era a propaganda de belos ideais de fraternidade entre os homens; era a proclamação de Deus. “Vede que não rejeiteis ao que fala. Se não escaparam aqueles que rejeitaram o que sobre a terra o advertia, quanto menos escaparemos nós, se nos desviamos daquele que nos adverte lá dos céus?” Hebreus 12: 25)
    Infelizmente! A teologia esta roubando a responsabilidade de muitos servos de Deus. Entregar todo o nosso pensamento à nossa espiritualidade pessoal quando o fogo do inferno irrompe é o mesmo que os membros de uma brigada de bombeiros fazerem a barba e pentearem seus cabelos antes de responderem à chamada de um fogo. Podemos gastar anos “defendendo os nossos princípios” quando estamos apenas justificando as quarelas e preconceitos da nossa igreja. O que conta é a ordem para evangelizar: arrancar homens das chamas do inferno. “Salvai- os, arrebatando- os do fogo...” (Judas 23a).
      Seja qual for “a coisa nova” que Jesus nos diga, já esta na Sua Palavra. Não há segredos escondido para santos superiores. As suas instruções são simplesmente: “Ide!”. John R. W. Stott assim escreveu: “Nenhum homem está verdadeiramente despertado, se não desenvolveu um horizonte supranacional em seu pensamento. Nenhuma igreja é mais do que água represada de caráter pietista, a não ser, em primeiro lugar, sempre e fundamentalmente seja uma igreja dedicada a missões”.
      Um motorista à espera da luz dos semáforos estava desatento quando o sinal passou do vermelho para o verde. Um condutor irritado atrás dele saltou do veículo e disse- lhe: “Aquela luz significa ‘arranque’! Está à espera da confirmação pessoal do ministro dos transportes?” Ouça as Palavras de Jesus: “... Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra” (Atos 13: 47). Você ainda esta esperando uma confirmação? Amigo! Temos a luz verde de Deus. Em nome de Jesus. Vamos! Pois, o próprio Deus foi tocado pelo perigo que os seres humanos correm sem Cristo. O calvário foi o seu imperativo. “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. A mim me convém agregá- las também. Elas também ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor”. (João 10: 16). Jesus disse aos discípulos na estrada de Emaús: “Não era necessário que Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?”. (Lucas 24: 26). A mesma palavra grega dei é usada em ambas as afirmações de Jesus. O vocábulo não significa que era adequado ou próprio que Ele sofresse, mas que tinha de passar por isso, que estava n’Ele fazê- ló. O Deus que foi até a cruz não agiu assim para nos dar uma ocupação ou algo de interesse para nosso tempo de lazer. O evangelho é como um bote salvas vidas, não como um cruzeiro de diversão, e o homem precisa decidir qual deles vai pilotar! O nosso Senhor não morreu para fornecer uma ocupação a meia dúzia de pessoas. Ele ordenou- nos que pregássemos o Evangelho a toda a criatura. Essa tarefa precisa de todos nós.
       Enganaríamos a nós mesmos e perderíamos o significado íntimo da Palavra de Deus se começar- mos a pensar que esta “Última hora” não está pendente sobre nós. Creia. Ela está! De nada vale dizer: “A última hora de Deus é bastante longa; para que tanta pressa?”.
       Só temos hoje. No significado mais intenso da palavra, é a nossa última hora. João pode ter escrito há muitos séculos atrás, mas tinha razão sobre a última hora, se era a última hora, muito mais será certamente agora! Como seria a sua escrita hoje? Certamente seria: “Filhinhos, este é o ultimo segundo da última hora”. Isso faz alguma diferença para você? Para aqueles que ouvirão e estão obedecendo ao “... ide e fazei discípulos de todos os povos...” (Mateus 28: 19). Faz toda a diferença eterna!
         È a última hora para alguém cuja planta do pé já pende sobre o abismo da eternidade.
         É a última hora de oportunidade em muitos lugares. 
         É a ultima hora de possibilidades para obedecer ao mandamento do Senhor quando Ele disse: “... É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando- os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando- os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até à consumação do século”. (Mateus 28: 18- 20)
Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário