LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CARRO NOVO

“E puseram a arca de Deus em um carro novo, e Uzá e Aiô guiavam o carro novo”. (2 Samuel 6: 3- 4).
O texto bíblico escrito acima mostra o interesse de Deus em preservar os marcos antigos, aquilo que foi determinado e estabelecido como estatuto imutável, irremovível e perpétuo.  A arca deve ser transportada pelos ombros dos levitas e não pelos carros de bois. Ainda que fossem “novos”, mas, não constava ser este, o costume normal determinado pelo Senhor Deus.
     Muitos modismos e inovações têm se infiltrados nas igrejas, com títulos de “avivamentos e poder de Deus”, que não passam de verdadeiros carros de bois que tentam quebrar leis divinas estabelecidas na obra do Senhor.
     Milhares de vidas estão pegando uma carona neste “carro novo"! É só prestar a atenção nas musicas tocadas em nossas igrejas, deixaram de ser cristocêntricas, muita delas não passam de canções de amores! “Se você esta triste”, “não chores mais”, “Tua vitória vai chegar”. Você! Você! Você! Afinal? Nossa adoração não deveria ser para o nosso Deus? Ele não deveria ser o centro da nossa adoração? A realidade é que a simplicidade do Evangelho de Cristo tem sido desprezada por muitos cantores e pregadores. A mensagem: “Jesus Cristo salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará” não é bem vinda mais. Paulo fala em “retorno ausentes” (2 Timóteo 2: 26) e recomenda “o bom senso” (1 Timóteo 2: 9- 15). É preciso receber a palavra pregada “com toda avidez”, mas também com cautela dos Bereanos, que examinavam “As escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim” (Atos 17: 11).
   O "evangelho" do materialismo desenfreado segue veloz, na estrada larga do mundanismo. “Os carros andam furiosamente pelas ruas, cruzam velozes as praças em todas as direções. O seu parecer é o de tochas, e correm como relâmpagos” (Naum 2: 4).
     O carro novo do modismo e inovações tem feito com que milhares de jovens se desviem da Palavra de Deus.  “Ébrios espirituais” ao volante desse carro novo. A “pintura” é chamativa, os adesivos são modernos “determine”, “eu exijo”. E o que eles promovem? SHOWS, SHOWS e mais SHOWS. “À tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo” (Salmos 76: 6).
     Diversão, adrenalina e muita festa. Há lideres construindo rampas de skate dentro da igreja para alegrar esses jovens. Muitos passam horas embalados por canções de amores. E quanto a Palavra de Deus? Infelizmente esta sendo deixada de lado ou trocada pelas pregações de auto- ajuda e canções egocêntricas. 
     Conversando com um jovem “ministro de louvor”, ele fez a seguinte observação: “A palavra de Deus é para os pregadores, eu fui chamado apenas para cantar”. Não é isso que a Bíblia nos ensina: “... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já venceste o maligno” (1 João 2: 14).
     Uzá morreu por que não era levita? Não! Ele era um levita da família de Merari (1 Crônicas 6: 29- 30). Morreu por desobediência a palavra do Senhor (Números 4: 15). 
    “Não julgueis” Muitos dizem! Mas, se estamos fazendo uso do cinto da verdade, nos é ordenado a: “Julgai todas as cousas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5: 21). O crescimento espiritual saudável depende do exercício constante do discernimento. O crente deve exercitar a sua consciência, os sentidos e a mente para saber a diferença entre a verdade e o erro, entre o uso correto e incorreto das Escrituras. Além disso, discernir não é uma opção, ele é vital, pois, é um mandamento bíblico.
      O carro novo segue a estrada larga, sem controle e sem a direção do Espírito Santo, apenas emoção e adrenalina, não há uma investigação acurada nas Escrituras, não fazem o uso do GPS espiritual. Embora inspirado pelo espírito para produzir o terceiro evangelho, Lucas empreendeu uma narração coordenada e em ordem da vida de Jesus, depois de ouvir as testemunhas populares e “depois de acurada investigação de tudo desde sua origem” (Lucas 1: 1- 4).
     "Precisamos alegrar a juventude da igreja, precisamos de um evangelho para atrair os jovens, de coisas novas, novos métodos, pois o importante é os nossos jovens estarem dentro da igreja”. Não! O melhor para os nossos jovens é estarem aos pés de Jesus, recebendo dEle virtude e sendo alimentados pela Palavra. A igreja primitiva jamais lançou mão de aberrações e invenções espirituais para seu crescimento numérico. 
     O Senhor Jesus tampouco fez uso de apetrechos ou artifícios humanos, nunca vendeu ilusões nem propagandas falsas, quando ele disse para o discípulo João Batista: “Ide e anunciai a João o que ouvi e vedes: os cegos veem, os coxos andam: os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o reino dos céus” (Mateus 11: 4, 5), podemos notar a segurança em Suas palavras: “O que ouvi e vedes”. O que isto quer dizer?  O que Ele falava, ordenava, acontecia. O que passa disto é charlatanismo.
      Os “velozes e furiosos" do modismo teológico” vendem a verdade por um prato de mentira. Muitos desses líderes espirituais são idolatrados, por seus fãs. Onde outrora havia unção, agora opera a invenção. Milhares de jovens, nessa corrida para a liberdade e satisfação carnal, deixaram de lado o "cinto da verdade".  A consequência? Uma multidão de jovens morrendo por inanição da Palavra de Deus. Amam mais as coisas do que as pessoas! A Bíblia alerta: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus” (Salmos 20: 7). O primeiro milagre que Jesus operou foi o da transformação! (João 2: 11).
     O carro novo do modismo e inovação esta na moda, ser crente esta na moda. Para a maioria desses jovens, ser pastor esta na moda. Alias! Para muitos, ser pastor é sinônimo de sucesso, de ser bem sucedido financeiramente, é ter status, prestigio e ser paparicado como um astro. Onde estão os atalais? Onde estão os pregadores de telhados? A moda agora é ser “Preletor”, animador de auditório! "Ser missionário?". Não vou ter reconhecimento! "Pregar apenas a Palavra de Deus?". Posso padecer financeiramente! “Paulo ficou dois anos inteiros na sua casa alugada, e recebia a todos os que o visitavam, pregando o reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencente ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”. (Atos 28: 30- 31).
     “... coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo”, que diferença dos dias de hoje! No “carro novo” há somente gritos histéricos, gestos espetaculares, quedas no chão, canções de amores, festa, paz, amor e heresia! E quanto ao milagre da transformação? E a renuncia? E a santificação? “Ai dos que puxam pela iniquidade com cordas de vaidade, e pelo pecado como se fosse com tirantes de carros” (Isaías 5: 18).
      Louvo a Deus pelos remanescente fiéis, pelo verdadeiros atalaias do Senhor. Que ensinam: "... sem impedimento". Pois, torna- se necessário que aconteçam denuncias internas para que o evangelho não se desfigure em outro evangelho. Se nos calar- mos, mancharemos legado de fé e nos tornaremos culpados por omissão. Quando a igreja deixa de salgar e passa a ser motivo de chacota, para nada mais serve se não para ser pisada pelos homens. A muito joio dentro das igrejas evangélicas e ele não se parece em nada com o trigo. Pelo contrario, da- nos vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Amados! Protestemos antes que só dê vontade de chorar.
     Ao fazermos uso do “bafômetro” espiritual  da Palavra de Deus nos alerta: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam- se de noite”. (1 Tessalonicenses 5: 6- 7).
     O nosso Deus preserva os marcos antigos, aquilo que foi determinado e estabelecido como estatuto imutável, irremovível e perpétuo.  A arca deve ser transportada pelos ombros dos levitas e não pelos carros de bois. Ainda que fossem “carros novos”, não constava ser este, o costume normal determinado pelo Senhor Deus.
  Nós, o seu povo, temos a responsabilidade de levar a arca (sua presença), em nossos ombros. A glória é dEle não nossa, o que as pessoas pensam de nós não importa, o que elas pensam de Deus é que importa. Deus não irá dar sua glória a outro. “Eu sou o Senhor, este é o meu nome! A minha glória a outrem não a darei...”. (Isaías 42: 8). Na presença de Deus há plenitude de alegria. À destra de Deus há delicias perpetuamente. Deus é melhor do que suas bênçãos. Ele mesmo é a nossa glória. Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário