LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

POBRE IGREJA RICA






















QUAL É O TAMANHO DA SUA IGREJA? Para milhares de cristãos, os prédios, as fachadas são muito importantes! Quanto maior for à igreja, “mais Deus esta prosperando”. Eles dizem: “Deus merece o melhor”. Ele merece – mas não em tijolos, cimento e aço. Ele merece o melhor do nosso tempo e de nossa rendição. O que vai acontecer quando Deus começar a agitar e abalar todas as coisas? Quando todos os tijolos desmoronarem, e a madeira, a palha e o feno queimarem? Os sonhos e planos terrenos perderem o significado? Quando comparecermos diante dos olhos de fogo de Jesus?... 
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;”. (Apocalipse 3: 17). Ai de ti neste dia pobre igreja rica!
   Nós somos a Igreja de Cristo! Louvado seja Deus pelo lugar que temos para nos reunir. Se nesse pequeno espaço tem "... dois ou três reunidos...", no nome de Jesus Cristo, pode ter certeza, que Ele esta no meio de deles. Deus não tem interesse em encher bancos vazios. Ele não esta preocupado com o preenchimento de igrejas vazias. Ele esta preocupado com o preenchimento de corações vazios. Vidas vazias e olhos vazios não têm nenhuma visão da glória de Deus, pois, corações vazios não têm nenhuma paixão, vidas vazias não servem pra nenhum propósito.
   “... onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome...”. Em qualquer lugar onde o amor à palavra de Deus é restaurado e há arrependimento, e onde se verifica a extinção do pecado, sempre se manifestará uma onda poderosa de alegria e celebração.
  Mas há um tipo de alegria hipócrita e celebração falsa na igreja rica e mimada dos dias atuais. É a celebração do eu e da idolatria - a dança ao redor do bezerro de ouro! Necessitamos de grande discernimento para diferenciar entre a verdadeira alegria do arrependimento e o falso regozijo dos idólatras. Moisés e Josué desceram do monte e ouviram uma gritaria no acampamento: "Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas é a voz dos que cantam que eu ouço" (Êxodo 32: 18). Estavam todos gritando, cantando e dançando, e Moisés sabia todo o tempo que aquilo era da carne. Ele sabia que eram um povo de dura cerviz, rebelde, cheio de lascívia, imoralidade, luxúria e sensualidade. Era o grito da idolatria! Você é capaz de estabelecer a diferença? Se não houver pregação da Lei para convencer do pecado, se não houver choro ou rostos inclinados até o chão, se não houver amor à palavra reprovadora de Deus, se não houver arrependimento - então não há grito espiritual, não há cântico piedoso! Temo que na maioria de nossas igrejas hoje, estejam celebrando o cântico da idolatria. Os adeptos dessa idolatria batem no peito e dizem: “... Rico sou e de nada tenho falta...”.
   Deus sabe com que facilidade nos deixamos cegar por suas bênçãos. Ele conhece o terrível perigo que seus filhos correm quando abençoados. Ele sabe com que facilidade somos levados de roldão e nos esquecemos dEle, tornando-nos cegos pelo comodismo e conforto. Ele sabe quão propensos somos a auto-adulação, tornando-nos enredados pelas coisas da terra.
  O cântico de Moisés foi uma profecia, predizendo a apostasia final do povo de Deus uma vez que se tornassem prósperos. "Engordando-se (o povo de Deus), deu coices (tornou-se ingovernável); engordou-se, engrossou-se, cobriu-se de gordura, e deixou a Deus, que o fez, desprezando a Rocha da sua salvação" (Deuteronômio 32:15). Esta não é uma mensagem apenas para os abastados, mas para todos nós. Quanto mais somos abençoados, mais tendemos a querer, a cavar neste mundo, a afeiçoar-nos, a comprar e gastar mais. Tudo quanto compramos é mais uma corda que nos amarra a esta terra! As maiorias das nossas igrejas estão presas a este mundo pela ancora do materialismo.
   O Senhor quer que nossos corações estejam “no alto”. Todo santo dia, muitas vezes ao dia, Ele nos lembrará: "Sou estrangeiro! Sou só um peregrino! Não tenho raízes aqui. Estou a caminho de uma pátria melhor. Graças Te dou, Senhor, por todas as minhas bênçãos - porém me regozijo de ser um cidadão de "Sião." Nada Possuímos Aqui na Terra! Tudo o que Deus nos dá é dado em arrendamento! Somos apenas os arrendatários. Há muita coisa escrita sobre a Terra Prometida. Deus prometeu dar a Israel a terra de Canaã, terra que mana leite e mel, mas Deus nunca lhes deu a escritura de propriedade -- Ele só arrendou a eles. "A terra não será vendida perpetuamente, porque a terra é minha; e vós estais comigo estrangeiros e peregrinos" (Levítico 25:23). Eles só podiam vender os direitos da colheita, e até os mais pobres tinham sua terra liberada no ano do Jubileu.
  Deus é o dono de tudo que temos. Continuamos dizendo: "Senhor, eu Te dou isto de volta!" Mas na realidade nunca possuímos nada. "Pois meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de colinas... é meu tudo o que se move no campo... pois meu é o mundo, e tudo o que nele há" (Salmo 50: 10-12).
   Ai de ti pobre igreja rica. É rica nesta terra, mas, é pobre miserável, cega e nua diante dos olhos de fogo de Jesus Cristo. A celebração idolatra dentro de nossas igrejas é uma vergonha para nós! Estamos substituindo valores eternos por temporais. Há evangelistas e mestres que se especializam em dizer aos crentes o quanto Deus lhes deve. Bênçãos espirituais são engrandecidas, as espirituais minimizadas. Segundo esses sacerdotes de luxo, é nosso direito sermos ricos, termos sucesso, e sermos imunes a toda dor. Esses mestres se apontam como exemplos de prosperidade. “Olhem para mim”, se diz, “Eu provo as promessas. Eu vivo bem. Nunca fico doente – não tenho contas para pagar. Dirijo os melhores carros. Vivo nas melhores casas. Funciona para mim, então creia como eu creio, e poderá ter o que eu tenho”. As multidões estão lotando as igrejas desses homens bem sucedidos. Nessas super- igrejas os “testemunhos são bênçãos materiais e curas físicas”, nenhum quebrantamento, nenhum choro pelo arrependimento dos pecados. Nenhum pranto diante da Beleza da Santidade de nosso Deus.
    O maior milagre na vida de um homem é ser regenerado por Cristo, ser cheio do Espírito Santo, e ser colocado neste mundo pecaminoso e se manter fiel a Ele até o fim.
    Acredito que tenhamos nos desviado da rota da verdadeira espiritualidade. A espiritualidade esquálida de tantos cristãos de hoje é resultado direto da aceitação da carne – tentar cumprir a obra do reino em nossa própria força, com métodos do mundo. Os nossos valores estão se tornando pervertidos. “... Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...”. (Apocalipse 3: 17).
    Seja honesto para com Deus. Vocês estão realmente satisfeitos com o sistema religioso atualmente, em especial em sua igreja? Louvo a Deus pelos famintos de Sua Palavra. Aqueles que têm fome e sede de justiça. Creio que há os pobres de espírito que compartilham comigo da fome de um trabalho de Deus mais profundo na igreja e no ministério. Parece haver uma rede subterrânea secreta de homens de Deus. Homens que estão se esvaziando, se humilhando, e voltando ao lugar secreto de oração. Há pastores de várias denominações, que estão orando de 6 a 8 horas por dia. Estão jejuando. Alguns destes amados homens de Deus sofrem com a situação da igreja atualmente. Deus está revelando a todos que se dobram em oração, que uma obra nova e gloriosa do Espírito está prestes a se revelar. Deus vai agitar tudo que há. Ele vai romper o velho sistema político e apóstata da igreja. Ele vai invalidar a estrutura formal da súper-igreja. Ele vai escorraçar de Sua presença todos que estejam envolvidos em ministérios de autopromoção. O teu dia esta chegando pobre igreja rica: “Pois já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”. (1 Pedro 4: 17).
   A pior coisa que acontece com a Igreja de Deus é quando ela se torna rica. J. B. Phillips escreveu a respeito da igreja primitiva. Ela se parecia dessa maneira: “Esta é a igreja de Jesus Cristo, antes de se tornar gorda (lucrativa) e dispnéica por causa da prosperidade. Esta é a igreja de Jesus Cristo antes de se tornar inflexível por excesso de organização. Esta é a igreja de Jesus Cristo em que eles não se reuniam em um grupo de intelectuais para estudar medicina psicossomática. Eles curavam os doentes. Esta é a igreja de Jesus Cristo em que eles não pronunciavam orações, mas eles oravam no Espírito Santo”.
   Ai de ti pobre igreja rica, o que acontecerá quando a perseguição realmente vier, quantos de nós vamos permanecer a prova?
   Estamos nos movendo rapidamente para o tempo do fim. É melhor que estejamos na posse de uma visão celestial de santidade e humildade. O tempo de testes cai sobre nós com velocidade do relâmpago. Será preciso mais do que uma Igreja bonita, com um lindo prédio, coral, doutrina ou ensinamentos especiais para nos cuidar. Vamos ter de realmente conhecer o Senhor. Sim! A Palavra de Deus e o Deus da Palavra. É melhor que tenhamos os olhos postos em valores eternos. Só as coisas espirituais permanecerão. Só as pessoas espirituais compreenderão o que está acontecendo, e não desfalecerão. Ai dos mornos da pobre igreja rica, nos dias da verdadeira perseguição.
    Precisamos estar ligados à mente do Espírito para não sermos impressionados pelas mudanças radicais que virão. Temos de nos colocar em uma posição na qual nada tenhamos a perder. Precisamos nos afastar de todo refugo e de toda sucata de nossa vida – de qualquer modo vamos mesmo perder isso. Pobre igreja rica. A igreja mimada desses últimos dias que ostenta bênçãos terrenas, prosperidade, luxo, livramento, que praticam uma celebração idolatra do materialismo desenfreado. Ela não esta consciente quanto à eternidade. Você acha que uma pessoa que está pronta para a eternidade iria perder uma reunião de oração? Eu não sei de qualquer lugar da Terra onde há mais liberdade do que em uma reunião de oração onde Deus unge os que oram e você quase, por assim dizer, esfrega os ombros com Deus. Verdadeiramente, essa igreja rica tem trabalhado para Cristo, mas não esta trabalhando com Cristo. Jesus alerta: “Aconselho- te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, afim de que vejas”. (Apocalipse 3: 18).
   Eu não só quero ir para o céu, eu quero ir para a ceia das bodas do Cordeiro, eu apenas não quero ir para a ceia de casamento, eu quero fazer parte da Noiva.
A palavra chave em nossos dias é fome. “Vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor”. (Amós 8: 11). Ele prometeu alimentar o coração faminto. A igreja pobre de espírito será alimentada por Cristo. Eu nunca tive tanta fome de Deus. É uma fome que às vezes quase me inunda. Cada hora do dia o meu coração O busca.
    Como saber se você faz parte dessa igreja pobre de espírito? É quando os pensamentos de Deus estão sempre em nossa mente, as coisas do mundo perderam o significado. Passamos a ver como Paulo à via... Nada além de refugo, como esterco deste mundo. Aleluia! Estou me tornando um ninguém... E isso é tão bom. Somente assim eu posso dizer: EU SOU DA IGREJA DE CRISTO! “Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não são, mas são sinagoga de Satanás”. (Apocalipse 2: 9). Pastor Elias Fortes




Nenhum comentário:

Postar um comentário