LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FIDELIDADE

Fidelidade! Uma palavra em desuso em nossos dias.  Como cristãos, isto é, termos fidelidade em nossa vida e em nossa fé cristã, e manifestar “a perseverança dos santos”. Desta maneira nos tornamos “dignos de confiança”.
      Fidelidade! (Gr. Pistis, “fidelidade”, “confiabilidade” “lealdade”): “Não defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamentado da doutrina de Deus, nosso Salvador”. (Tito 2: 10).
      Não é de hoje que o povo se reúne em torno de “profetas” que dizem palavras agradáveis aos ouvidos. “Então disse eu: Ah! Senhor, Senhor, os profetas lhe dizem: Não vereis espada, e não tereis fome. Deveras, dar- vos- ei paz verdadeira neste lugar. Disse o Senhor: Os profetas profetizam falsamente em meu nome. Não os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei. Visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu coração é o que vos profetizam. Portanto assim diz o Senhor acerca dos profetas que profetizaram em meu nome: Eu não os mandei, contudo dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra. À espada e à fome serão consumidos esses profetas”. (Jeremias 14: 13, 15).
      Milhares de pessoas vão à igreja em busca de uma mensagem (ou melhor, dizendo, uma massagem), as pessoas querem ouvir uma mensagem de auto- ajuda, motivadora. O mundo esta dentro de muitas igrejas, Reteté, dança do fogo, cair no “espírito”, “unção” do riso, do leão, para ficarem mais animados nos “embalos de domingos à noite” vem ai mais uma “novidade”, a festas a fantasias! É a mais nova “moda” de muitos crentes, você pode imaginar casais dançando coladinhos fantasiados de Fred e Vilma dentro de uma igreja “evangélica”? E o que dizer de crentes que fantasiam seus filhos para  Halloween gospeloutros estão aderindo “a festa caipira” com direito a roupa de caipira e dança de quadrilha. É o “arrai dos crentes” com direito a uma bebida (crentão). Foi por este motivo que Paulo alertou a Timóteo quanto aos crentes que se desviaram da verdade, voltando- se às fábulas: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar- se- ao de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas” (2 Timóteo 4: 3- 4).
      O supremo objetivo de Deus para a sua vida na terra não é o conforto, mas o desenvolvimento de seu caráter. Um caráter fiel a sua palavra. Graças a Deus pelos cristãos desprendidos das coisas desta terra. Ainda que lhes sejas tirados empregos, casa, dinheiro e mesmo as roupas do corpo, continuarão amando a Deus de todo o coração. Ao confrontarmos esse “outro evangelho” da conveniência, do entretenimento, com a preciosa Palavra de Deus, descobrimos a falta de lealdade por parte de muitos que se dizem crentes.
      O escritor aos Hebreus nos dá uma compreensão melhor do que é fidelidade: “Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus, o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão. Ele foi fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a casa de Deus”.(Hebreus 3: 1- 2 grifo meu).
     A frase participais da vocação celestial significa literalmente “ouvimos o céu nos chamando”. O céu esta a chamar a voz do Senhor, crentes que confessam: “Jesus tu és tudo para mim, nada neste mundo me satisfaz, somente tu Senhor é a minha vida”.
     Porém fidelidade a Deus não significa desejo de deixar tudo por Ele. Fazer marcha para Ele, ir ao monte “sacrificar” por Ele. Colocar uma camiseta escrito: "Sou apaixonado por Jesus". Podemos dar nosso corpo para ser queimado, mas sem fidelidade...? (1 Corintios 13: 3). Sem amor...? (apocalipse 2: 4).
     Alguns acham que ser fiel a Deus é viver sem concupiscência ou vencer os hábitos pecaminosos. Outros que a fidelidade a Deus resume- se a Constancia na literatura bíblica, oração, contribuições e assiduidades nos cultos. Essas coisas não podem tornar- nos fiéis a Deus. Você pode estar estranhando esta palavra, e até dizer: “Quer dizer que todo o meu empenho contra o pecado, o trabalho para Deus o fervor na oração não são fidelidade? Então pastor, o que é fidelidade?
    Faremos essas coisas naturalmente, se formos fiéis, mas elas próprias não são sinônimo de fidelidade! Este deve ser fruto de um coração confiante. Não poderemos ansiar por Jesus se houver raízes de incredulidade em nossos corações.
    Você pode desligar dos bens materiais, desejar ardentemente a vida de Jesus e cantar louvores a Deus todos os dias. Porém, a menos que ore para ouvir a Palavra no seu interior e aplica- lá a sua vida, essas coisas não lhe serão de nenhum proveito. A palavra que você ouve deve ser combinada com fé. “Pois também a nós foram anunciadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra que ouviram nada lhes aproveitou, visto não ser acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram” (Hebreus 4: 2).
    A palavra deve ser absorvida. Se o que lemos e ouvimos não for combinado com fé, não tem valor para nós. Satanás trabalha para tirar a Palavra de nós, muitas igrejas viraram apenas “clube, cantoria e entretenimento”, e da- lhe oportunidade que não acaba mais (Pois, alguém pode sair da igreja se não lhe for dado à oportunidade!) no final, com tremenda hipocrisia, muitos têm a coragem de falar: “Vamos para a parte mais importante do culto! A mensagem!”. Não! A parte mais importante no culto é quando estamos em fidelidade ao Senhor adorando em espírito e em verdade. A palavra de Deus esta ficando em segundo plano em muitas cátedras. Satanás sabe que só há uma coisa que pode destruir o povo de Deus! A falta de conhecimento nas Escrituras. (Oséias 4: 6).
     Nossa juventude nunca teve tanta diversão em nossas igrejas como nos dias de hoje, recentemente minha sobrinha me falou: “Tio vou fazer um “acampadentro” na minha igreja, é legal passar a noite com as minhas coleguinhas”.
     É festa do travesseiro, retiro, incursão, passeio e muita gincana. Mas não isso que a palavra de Deus nos aconselha se quisermos ter uma juventude forte em nossas igrejas: “... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 João 2: 14).
     O escritor aos Hebreus diz que Jesus era fiel a Deus, assim como Moises. Como foi medida esta fidelidade? Por quem foram chamados de fiéis? Foram considerados fiéis porque nunca duvidaram da Palavra de Deus. Sabiam que Ele faria tudo o que prometeu.
      Fidelidade, então, é simplesmente crer que Deus manterá sua palavra neste sentido, Jesus e Moises possuíam esta fidelidade: “Temo- nos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a confiança que desde o principio tivemos” (Hebreus 3: 14).
      A fé que possuíam era constante, jamais esteve em perigo. Provaram sua fidelidade pela confiança ao Pai, e nós, que fazemos parte de sua casa, devemos imitá- los: “Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa. Essa casa somos nós, se tão- somente conservarmos firmes a confiança e a glória da esperança até o fim” (Hebreus 3: 6).
      Nossa carne se cansa quando aumenta a intensidade da prova. A maioria dos cristãos permite que o medo e a duvida os dominem. Questionamentos e desconfiança dominam suas vidas. Com isso muitos crentes desperdiçam um tempo precioso... E até mesmo a vida. Por não conhecerem sua própria condição diante de Deus.
      A falta de fidelidade leva ao desespero, a desconfiança. O que estamos presenciando em nossas igrejas? Crentes sem convicções! Vivem mendigando migalhas espirituais “Orem por mim” “Não tenho forças”. São presas fáceis para os mercenários da fé (que emprestam a fé, mediante uma ofertinha simbólica), pois, por não possuírem a palavra de Deus, logo são enganados por toalhinhas milagrosas, meias ungidas, sal grosso, martelo da prosperidade e todo tipo de patuá e feitiçaria evangélica.
     Jesus não venceu o Diabo com um acorde de guitarra ou uma dança exótica, mas somente com a Palavra de Deus: “... Está escrito, está escrito. Vai- te, Satanás! Pois está escrito...” (Mateus 4: 4- 10).
     A falta de fidelidade na Palavra de Deus trás conseqüências terríveis, pois, no momento mais decisivo, em vez de serem vivificados, muitos abandonaram a fé. Satanás lhes sussurra: “você não esta fazendo progresso espiritual”, “você é muito fraco para a batalha espiritual”, “Deus não esta com você”.
     O pai de todas as mentiras, o instigador de toda decepção e falsidade: (João 8: 44), ele nos acusa constantemente diante de Deus, lançado mentiras contra nós. Sua intenção é destruir nossa paz e confiança no Senhor. Lembre- se! De dia e de noite ele faz acusações contra nós. (Apocalipse 12: 9, 10).
     Satanás não desperdiça seu tempo mentindo a pecadores; eles já são seus prisioneiros. Ele trabalha entre os crentes, semeando mentiras nas mentes dos verdadeiros adoradores, os santos de Deus. Sua obra maléfica visa prejudicar até àqueles determinados a entrar no descanso de Deus: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus; pois aquele que entrou no descanso de Deus, ele próprio descansou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, portanto, entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência” (Hebreus 4: 9- 11).
     Esse descanso significa a total confiança na Palavra de Deus. É um lugar de fé, onde não há contenda, medo ou dúvida. É um permanente repouso, a certeza de que Deus está conosco e cuidará de nós até o fim. Mas lembre- se! O alvo de Satanás é a nossa fé em Deus. A nossa mente será bombardeada por dados inflamados do inimigo: “Você esta exausto... sem recursos... desista... diminua... devagar... cansado... muito cansado.”
     Daniel advertiu- nos que o diabo teria sucesso em fatigar os santos: “Proferirá palavras contra o Altíssimo...” (Daniel 7: 25). Esta expressão, no hebraico, significa “cansar mentalmente, tornar a mente fatigada”. Talvez você tenha dito para si mesmo: “Estou mentalmente esgotado, completamente exausto!”. Essa não é a linguagem do conquistador. Sim, às vezes sentimo- nos cansados, mas o diabo quer usar essas palavras para fazer- nos também espiritualmente fatigados e roubar- nos a vitória e a alegria, que são nossas no Espírito Santo.
     Orações que param em um teto de bronze: “Deus não esta com você, desista não vale a pena continuar mais”, “Depois que você aceitou a Jesus, veja como as coisas pioraram”. Nessas oras não ira adiantar lencinho com o suor de feiticeiro, toalha, arruda, sal grosso. Somente a palavra de Deus acompanhada de fé. “Vai-  te Satanás, pois esta escrito!”: “... Não te deixarei, nem te desampararei... O Senhor é meu auxilio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13: 5, 6). Vai- te Satanás, pois Jesus nos assegurou: “... eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28: 20).
     Em quem você tem confiado? No acusador ou no Sumo Sacerdote? Há infidelidade nos leva direto para o acusador. Mas, a fidelidade na Palavra de Deus, nos deixa convictos em quem é o nosso Sumo Sacerdote: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentando, mas sem pecado. Cheguemo- nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos  graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4: 14- 16).
      Se ficar- mos olhando para os homens haverá decepções, desanimo e infidelidade. Pois, há brigas entre lideres por programas “evangélicos”, leilões da fé (ofertinha de 900 reais), escândalos, corrupção. Construções de obras mortas (templo de Salomão, cidade Mundial etc..). As modernas torres de Babel estão sendo erguidas, querem ir para o céu a base de argamassa e tijolo (Obras humanas), Mas, sem santificação?... Sem renúncia? Sem falar sobre o juízo eterno? Sem denunciar o pecado? O que importa é o dizimo e a oferta? E o caráter cristão? E a fidelidade a Palavra de Deus?
       Não fique “revoltado”, pois os homens passam com as suas mentiras, mas a Palavra de Deus jamais passará. Fomos convidados a entrar na sala do trono do Potentado do Universo. Ele sabe o que estamos atravessando, e o que ainda enfrentaremos: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrario, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4: 13).
      O próprio Jesus experimentou tudo aquilo pelo qual passamos, para poder ajudar- nos na hora da necessidade.
      Vivemos de promessas da palavra de Deus, não pelo que vemos. E se queremos ser fiéis a Deus, não podemos ficar por ai alimentando nossas dúvidas. Devemos encorajar- nos diariamente no Senhor, e não vivendo emprestando a “fé” (dos agiotas da fé), pois a bíblia nos ensina a batalhar pela fé (Veja no dicionário o que significa batalhar): “Amados, enquanto eu empregava toda diligência para vos escrever acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando- vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3).
      Vivemos por fé (batalhada), e não por vista! A fidelidade a Palavra de Deus nos encoraja a viver diariamente driblando a incredulidade e rejeitando as mentiras do diabo. Edifiquemos nossa fé na Palavra de Deus: “Vós, porém, amados, edificando- vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai- vos no amor de Deus...” (Judas 20, 21). Pastor Elias Fortes.



      

Um comentário: